Artigos

Pr. Anderson José de Andrade Firmino

Pr. Anderson José de Andrade Firmino:
Desligue o piloto automático! Vamos para os 10 anos.

Desligue o piloto automático! Vamos para os 10 anos.

 

Piloto automático ou Giropiloto é um instrumento que automaticamente guia navios, aviões, e mais recentemente, também carros. O giroscópio comanda o navio ou avião, controlando a posição vertical e horizontal e mantendo o navio ou avião em determinada rota. O piloto automático permite uma navegação mais precisa e econômica. Entretanto, o piloto automático ligado na eclesiologia é símbolo de estagnação e cessação da novidade de vida. É deixar a vida nos levar, é empurrar com a barriga.

Você está no piloto automático? O giropiloto lhe dirige? Manter o celular, facebook ou a televisão ligada enquanto almoça, ouvir o desabafo de alguém e navegar na internet ao mesmo tempo, indicam que você ligou o piloto automático. Isto não é gerenciar o tempo, não é aproveitar o dia ao máximo. O resultado dessa atenção sem foco é que você não se concentra nem em uma coisa nem em outra; tem uma percepção fragmentada das coisas a sua volta e essa percepção distorcida pode prejudicar suas ideias e julgamentos sobre os fatos.

Manter o piloto automático ligado pode ser até útil e renovador. Contudo, permanecer com ele acionado por muito tempo é um grande perigo. Pois, ele ativado freia os sonhos, trava novos desafios e esbarra púberes experiências com Deus. Giropiloto ligado é se acostumar com o sagrado, é não mais se surpreender com a graça, é não dar a oportunidade para o milagre e não viver em novidade de vida. Calebe não ligou o piloto aos 85 anos quando disse (Js 14.11): “E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar”. Filipe o diácono cheio do Espírito era guiado pelo sopro do Todo-Poderoso e sensível a voz do Espírito.  Depois da grande perseguição em Jerusalém vai pregar o evangelho em Samaria (At 8.5), depois recebe uma inusitada direção divina de pregar no deserto (At 8.26) e correr atrás de uma carroça para anunciar o servo sofredor, isto é, Cristo Jesus (At 8.30-35) e logo em seguida surpreendentemente é arrebatado por Deus a um lugar desconhecido.  

Desligue o piloto automático, esteja sensível e aberto as novas direções do Senhor, não sacralize métodos. Davi ousou lutar com Golias, Josué creu que as muralhas de Jericó cairiam, Elias acreditou que Deus responderia sua petição com fogo e mandaria chuva para uma terra seca. Deus é aquele que surpreende o mais veterano, que usa o mais jovem e que nos chama à uma vida guiada por Ele. Neste ano de 2014 vamos completar 10 anos, que venhamos dá um passo além de nossos experiências e conhecimento. Um passo de fé, uma passada de confiança e entrega. Que cada programação esteja encharcada da direção do Senhor e da fundamentação Escriturística. Que nestas bodas de Estanho o mais sábio aprenda mais do Senhor, o insensível escute o sussurro da graça, o perdido encontre salvação e o menino amadureça na fé. Desligue o Giropiloto, não apague o Espírito, ame o próximo e seja guiado pelo Senhor por meio de sua santa Palavra. Graça e Paz em 2014!               

  

[listar artigos desse colunista]

IGREJA CONGREGACIONAL NO BESSA

Rua Cândida Nóbrega Ferreira, S.N. - Bessa - João Pessoa/PB
Fone: (83) 3021-2172