Artigos

Presb. José de Arimatéa Menezes Lucena

Presb. José de Arimatéa Menezes Lucena:
O QUE FALTA PARA VOCÊ SER FELIZ?

O QUE FALTA PARA VOCÊ SER FELIZ?

Este é o título de um livro de auto-ajuda, escrito por Dominique Magalhães e está em décimo lugar entre os mais vendidos, conforme informa a Revista Veja, de 17 de maio de 2014. A busca pela felicidade é uma constante na vida do ser humano, desde que a perdeu nos primórdios da criação, quando pecou. A partir de então começaram os problemas em sua vida: dificuldades, violência, homicídios, angústia, sofrimento, dor, morte, etc. O cenário em que vivemos, é o resultado da desobediência a Deus. A felicidade completa, isenta de preocupações findou, quando o homem pecou e, por isso, ficou separado de Deus ( Is 59.2). Com a separação, o homem ficou com um vazio imensurável em seu interior, levando-o a ter crises existenciais. Ele era feliz e não sabia. Só veio saber o que realmente era felicidade quando a perdeu. A partir de então, passou a ter momentos de felicidade. Se vai a uma festa, come, bebe e se diverte. Nesse momento esta feliz, mas, no dia seguinte, amanhece com o astral lá em baixo; os problemas do dia a dia lhes vem a lembrança e alteram o seu humor. Jó, em um momento de grande aflição, disse que lhe sobrevieram pavores e que sua felicidade passou como a nuvem (Jó 30.15). Enquanto estivermos nesta vida terrena, teremos momentos alternados de felicidade e de tristeza.

O homem sem Deus tem uma vida atribulada. Por isso, procura a felicidade nos prazeres que o mundo oferece, tentando preencher o vazio de Deus em sua vida. Mas, essa felicidade é instável e passageira. Os compositores Tom Jobim e Vinicius de Morais disseram em uma música: "Tristeza não tem fim, felicidade sim... A felicidade é como a pluma que o vento vai levando, bailando pelo ar". Disseram ainda: "Felicidade não existe o que existe são momentos felizes". Em parte eles têm razão. A Bíblia diz que a felicidade daqueles que não tem a Jesus é curta (Jó 20.4-5). Afirma ainda que a felicidade do homem deve-se a sua riqueza (Jó 21.12-13) e as festividades (Is 52.13). Salomão diz que o fim da alegria é tristeza (Pv 14.13). Mas, onde está a verdadeira felicidade? Ela depende do relacionamento do homem com Deus. A felicidade está em Jesus Cristo, porque somente Ele preenche o vazio de Deus no homem e dá sentido à sua vida. Mesmo passando por momentos de aflição, essa pessoa tem paz e alegria no Senhor, porque sabe que Deus, que tudo vê, está no controle de todas as coisas e está solucionando a sua dificuldade. A Palavra de Deus diz ainda que a felicidade deriva do temor de Deus (Sl 144.15). O homem para ser feliz precisa de Deus, porque sua alma necessita de novo nascimento. O novo nascimento acontece quando se reconhece a Jesus como Salvador. A partir desse momento, o Espírito Santo passa a habitar nessa vida, concedendo vida radiante (1 Pe 1.29), e eterna (1 Jo 5.11-13, Jo 5.24). Você sabe o que falta para uma pessoa ser feliz? É entregar a vida a Jesus. Isto é algo simples, mas faz toda a diferença, porque resultará na sua felicidade, tanto nesta vida como na eternidade. Jesus é o Caminho que leva o homem à Deus e não há outro (Jo 14.6). Longe do Caminho de Deus não há felicidade verdadeira. A felicidade não depende em usufruir ou adquirir bens materiais, mas da obediência a Palavra de Deus. O melhor lugar de se viver é no centro da vontade de Deus. Ai sim, não falta nada para você ser feliz.

[listar artigos desse colunista]

IGREJA CONGREGACIONAL NO BESSA

Rua Cândida Nóbrega Ferreira, S.N. - Bessa - João Pessoa/PB
Fone: (83) 3021-2172