Artigos

Presb. José de Arimatéa Menezes Lucena

Presb. José de Arimatéa Menezes Lucena:
Por que Me Chamais Senhor?

A palavra senhor quer dizer pessoa nobre, possuidora de bens, que tem autoridade sobre outras pessoas. Senhor também quer dizer dono. Jesus Cristo é o Senhor dos senhores e dono de todas as coisas. Ele é o Senhor tanto de mortos como de vivos (Rm 14.9), porque nos comprou com o Seu sangue. Paulo diz que há um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas (1 Co 8.5) e que “ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor” (Fp 2.10-11).

A Bíblia é muito clara quanto ao Senhorio de Jesus Cristo. A obrigação de todo o ser humano é conhecê-Lo, aceitá-Lo como Salvador e obedecer ao Seu evangelho, porque nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1). Toda criatura prestará contas de si mesma diante de Deus (Rm 14.12). Ninguém escapará do Tribunal Divino, exceto o que se submete a Cristo. Não basta ser religioso e crer em Deus. Tiago diz: “Tu crês que há um só Deus: Fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem” (Tg 2.19). É necessário nascer de novo. Foi isso que Jesus disse a Nicodemos. Com o novo nascimento a pessoa passa a ser nova criatura, irá andar em novidade de vida, como servo de Jesus e obedecer as Suas ordenanças. Por isso, o Senhor Jesus adverte às pessoas religiosas: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci, apartai-vos de mim vós que praticai a iniqüidade” (Mt 7.21-22).

O servo obedece incondicionalmente ao seu senhor. Jesus Cristo quer obediência ao Seu evangelho. Ele diz: “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16.15-16). Servir ao Senhor Jesus é o maior dos privilégios. A recompensa é infinitamente maior do que o serviço prestado: vida eterna e galardões. O Senhor Jesus está recriminando às pessoas que O chamam de Senhor e não Lhe obedecem, ao dizer: “E por que me chamais Senhor, e não fazeis o que eu digo? (Lc 6.46). Se Jesus é o Senhor de nossa vida, devemos obedecê-Lo e honrá-Lo. Deus não quer sacrifícios, quer obediência. Deus não aceita a ingratidão, por isso dizer: “O filho honrará o pai, e o servo ao seu senhor, e, se eu sou Pai, onde está a minha honra? E, se eu sou Senhor, onde está o meu temor?” (Ml 1.6).

Amigo leitor, se você ainda não é servo de Cristo, decida-se o mais rápido possível e venha para o Seu refrigério. Mas, se você o é, e está desobedecendo a Sua Palavra, corrija-se porque Ele está lhe advertindo: “Por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?”

[listar artigos desse colunista]

IGREJA CONGREGACIONAL NO BESSA

Rua Cândida Nóbrega Ferreira, S.N. - Bessa - João Pessoa/PB
Fone: (83) 3021-2172