Artigos

Presb. José de Arimatéa Menezes Lucena

Presb. José de Arimatéa Menezes Lucena:
O DEUS DO IMPOSSIVEL

Deus é Onipotente, Ele tudo pode. É o poder absoluto. Este é um atributo de Deus. O homem é desprovido do mesmo, e impotente para resolver determinados problemas. É comum na medicina um paciente ser desenganado e o médico dizer: “A medicina aqui parou, só um milagre pode salvar esta pessoa”. Este é um problema que o homem não pode resolver, mas Deus pode, segundo a Sua vontade e misericórdia, resolve facilmente, restabelecendo a saúde do paciente. A medicina, impotente, fica sem entender como o moribundo fora curado, porque a ciência não foi capaz de resolver. É a limitação de poder do homem diante do infinito poder de Deus. A fraqueza do homem é uma realidade que pode ser constatada na Palavra de Deus. O Senhor Jesus diz: “... sem mim nada podeis fazer” (Jo 15. 5). O salmista diz: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam, se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Sl 127. 1). E o apostolo João diz: “O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada” (Jo 3. 27). O Senhor Jesus revelou o Seu poder sobre: a natureza (Jo 2. 7; Mc 4. 39), os demônios (Mt 8. 28-34); a morte (Lc 7. 11-15; Jo 11. 1-45); as enfermidades (Lc 4. 38-40; 5. 12-16) etc. Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. O que Ele fez no passado, continua fazendo no presente e fará no futuro. O Senhor Jesus disse: “Tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo há de dar” (Jo 16. 23). Também disse: “se tu podes crer, tudo é possível ao que crer” (Mc 9. 23).

Queremos destacar três coisas, que nos orientarão quando estivermos enfrentando algum problema: 1) Que não existe problema na vida do homem que Deus não possa resolver; 2) Que o pedido para solução do problema deve ser feito à Deus, em nome de Jesus e 3) Que é necessário ter fé. Por que pedir a Deus? Porque somente Ele tem poder para resolver tudo. Por que pedir em nome de Jesus? Porque Jesus foi constituído por Deus como Único Mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2. 5). Não existe outro mediador. Por que é necessário ter fé? Porque a fé é o elemento essencial para se obter o que foi pedido. Os discípulos de Jesus não conseguiram expulsar um demônio de um menino. O pai do menino veio à Jesus que expulsou o demônio. Os Seus discípulos perguntaram-Lhe: “Por que não pudemos nós expulsa-lo? E Jesus disse: Por causa da vossa pouca fé...” (Mt 17.14-20). O escritor aos Hebreus diz que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11. 6). Jesus não pode realizar muitos milagres em Sua terra natal, porque os Seus conterrâneos não criam nEle como Messias (Mc 6. 1-6).

O profeta Isaias diz: “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para a gente que nele espera” (Is 64. 4). É importante lembrar que o seu problema tem solução. Recorra a Deus que é quem pode resolver, porque Ele é o Deus do impossível.

[listar artigos desse colunista]

IGREJA CONGREGACIONAL NO BESSA

Rua Cândida Nóbrega Ferreira, S.N. - Bessa - João Pessoa/PB
Fone: (83) 3021-2172