Artigos

Presb. José de Arimatéa Menezes Lucena

Presb. José de Arimatéa Menezes Lucena:
Investimento de futuro

Ao longo da história da humanidade, o ser humano sempre se preocupou com as coisas materiais, com o seu sustento, e com o seu amanhã. E nos dias hodiernos, esta preocupação é mais intensa ainda, porque vivemos tempos trabalhosos. Tempos estes, já profetizados pelo apóstolo Paulo, que diz: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos” (2 Timóteo 3. 1). A globalização da economia, por sua vez, atrelou o mundo num sistema econômico tal que, um problema em um determinado país causa problemas em diversos outros países. Situação esta, que não existia antes da globalização. Que culpa têm os brasileiros para perderem seus empregos, se a bolsa de Tóquio quebrou? Mas, este é o preço da globalização da economia. O homem procura trabalhar, granjear bens e fazer investimentos que lhe assegurem a melhor rentabilidade, de forma que aumente ainda mais os seus bens. Mas, os investimentos nos bens terrenos se constituem em um fator de risco. Porque eles estão sujeitos as turbulências dos mercados interno e externo. De modo geral, os investimentos do homem se restringem as coisas materiais. Ele tem uma visão puramente materialista e terrena, desprovida da visão espiritual e celestial.

O Senhor Jesus deu a fórmula para se obter o sucesso nesta vida terrena e na eternidade. Ele diz para não andarmos solícitos, quanto ao que vamos comer, beber ou vestir. Porque temos mais valor do que as aves do céu; se Deus lhes dá o sustento; quanto mais a nós, criados para vivermos em comunhão com Ele, numa relação de Pai e filho? Ele disse: “Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois pelo dia de amanhã” (Mateus 6. 33, 34).

Em que você tem investido sua vida, seu tempo e seus bens? Quem cuida do seu investimento? Você procura o melhor administrador? Seja qual for o seu perfil investidor, saiba que Jesus Cristo tem um investimento perfeito para você. A Bíblia traz todas as informações de que você necessita, para decidir, com segurança, o melhor porto para o seu investimento. Tenha uma nova mentalidade em matéria de investimento. O Senhor Jesus orienta aonde você deve investir, a fim de obter sucesso, Ele diz: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, aonde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mateus 6. 19 – 21).

Jesus Cristo narrou a situação de determinado homem, que se preocupava com os investimentos terrenos, em detrimento dos investimentos celestiais. Ele mostrou que a vida do ser humano não consiste na abundância do que ele possui, Ele disse: “A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância, e arrazoava ele entre si, dizendo: que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos, e disse: farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi a minha alma: alma, tens em deposito muitos bens para muitos anos, descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus” (Lucas 12. 15 – 21).

O Senhor Jesus mostrou que não adiante ter sucesso na vida terrena e perder a vida eterna. O homem deve lutar honestamente para ter o seu conforto aqui na terra, mas sem esquecer as suas obrigações para com o seu Deus. Porque a vida terrena é efêmera, mas a espiritual é eterna. E é na eternidade aonde iremos passar o resto de nossas vidas na presença de Deus ou longe dela. Isto vai depender do tipo de investimento que fizermos quando em vida. Jesus Cristo é o único Caminho que leva o homem à presença de Deus. Quem investir em Jesus Cristo tem assegurado o acesso à presença de Deus e, por conseguinte, a vida eterna. E quem preferir outros investimentos, certamente não terá essa rentabilidade, mas sim prejuízo, que é a morte eterna.

Diante do que você já leu, pare, pense um pouco e pergunte a si próprio: que tipo de investimento estou fazendo? Será investimento terreno ou celestial? Lembre-se das palavras do nosso Mestre: “não ajunteis tesouros na terra... mas ajuntai tesouro no céu”. O apóstolo Paulo faz a seguinte exortação: “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” (Colossenses 3. 2). Esse apóstolo ainda diz que, em Jesus Cristo “estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Colossenses 2. 3). O que estamos fazendo aqui na terra para nos encontrarmos com o nosso Deus? O profeta Amós diz para nos prepararmos a fim de nos encontrarmos com Deus (Amós 4. 12). Será que a maneira pela qual estamos agindo nos prepara para encontrarmos com Deus? Será que o investimento que estamos fazendo nos assegura a vida eterna ou morte eterna? Tenha um olho na terra, mas o outro no céu. Invista no Senhor Jesus Cristo, porque somente Ele assegura a vida eterna. São João diz sobre o nosso Mestre: “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5. 12). Faça esse investimento e tenha a maior rentabilidade que o ser humano pode ter: a vida eterna, a qual os bens terrenos não podem comprar.

[listar artigos desse colunista]

IGREJA CONGREGACIONAL NO BESSA

Rua Cândida Nóbrega Ferreira, S.N. - Bessa - João Pessoa/PB
Fone: (83) 3021-2172