Artigos

Presb. José de Arimatéa Menezes Lucena

Presb. José de Arimatéa Menezes Lucena:
HONRAI AO SENHOR

Honrar uma pessoa é ter consideração por ela, é tratá-la com respeito ou com distinção. Um dos dez mandamentos, que o Senhor Deus deu ao Seu povo, foi sobre a honra, Ele diz: “Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Ex. 20. 12). Este é um mandamento com promessa de vida longa. Desfrutará dessa promessa quem obedecer a essa ordem divina. O Senhor Jesus, censurou pessoas que não honravam os seus pais e relembrou o mandamento de Deus, dizendo: “Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e, quem maldisser a pai ou à mãe, morra de morte” (Mt. 15. 4). O apóstolo Paulo, fazendo uma exortação aos filhos, diz: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa. Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra” (Ef. 6. 1-3). Este é o segredo para se usufruir a promessa de Deus e obter longevidade.

      Deus nos honra. Ele nos considera tanto, que enviou o Seu Filho para nos salvar da morte eterna. E para que isto acontecesse, o Filho de Deus morreu em nosso lugar. Somente o Deus Triúno é digno de toda honra e adoração. Por isso, o ser humano deve honrar o seu Criador. Ao fazer isto, Deus, que é justo, fiel e galardoador, honrará todo aquele que o honra. Ele diz: “...Honrarei aos que me honrarem...” (1 Sam. 2. 30). O rei Salomão, divinamente inspirado, diz: “Honra ao Senhor com a tua fazenda, e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de mosto os teus lagares” (Pv. 3. 9-10). Esta é a honraria que Deus tem reservado para aqueles que o honram e obedecem a Sua Palavra. Mas, muitos religiosos honram ao Senhor da boca para fora. Em relação a estes, o Senhor Jesus cita a profecia de Isaías: “...Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens” (Mc 7. 6-7). Por esta razão o Cristianismo está tão dividido, por conta de falsos cristãos, que afastaram a Igreja Cristã do Evangelho de Cristo, ao introduzirem ensinamentos de homens. Dessa forma, o povo foi doutrinado com heresias e afastou-se, ao longo do tempo, cada vez mais do Evangelho de Cristo, chegando a um ponto de degradação, que se enquadrou no que diz o apóstolo Paulo: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente” (Rm. 1. 25).

      Os gregos eram idolatras e honravam a diversos deuses, inclusive, no mesmo nível, ao Deus Desconhecido, ou seja, ao Deus verdadeiro. Eles honravam a Deus sem conhecê-Lo. Então o apóstolo Paulo anunciou para eles, que este Deus Desconhecido, era o Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, e que somente Ele é quem é digno de honra. Da mesma maneira que honramos a Deus, devemos honrar ao Senhor Jesus. O Senhor Jesus diz: “Para que todos honrem o Filho, como honram ao Pai. Quem não honra ao Filho, não honra o Pai que o enviou” (Jo. 5. 23).

            Caro leitor, você tem honrado a seus pais? Você tem honrado a Deus? Você tem honrado ao Senhor Jesus? Se alguma resposta for negativa, você terá que se corrigir, a fim de usufruir a promessa de Deus. Honre ao Senhor Jesus divulgando o Seu evangelho e será gratificado com honrarias da parte de Deus. O Senhor Jesus diz: “...se alguém me servir, meu Pai o honrará” (Jo. 12. 26c). Honre ao Senhor e você será honrado por Ele.

[listar artigos desse colunista]

IGREJA CONGREGACIONAL NO BESSA

Rua Cândida Nóbrega Ferreira, S.N. - Bessa - João Pessoa/PB
Fone: (83) 3021-2172