Artigos

Presb. Osmar de Lima Carneiro

Presb. Osmar de Lima Carneiro:
Ele vai adiante...!

As mulheres foram ao sepulcro, mas não encontraram Jesus, o túmulo estava vazio. Ali um anjo informou-lhes: “Ele não está aqui, ressuscitou; mas, ide e dizei aos discípulos, e a Pedro, que Ele vai adiante de vós para a Galiléia e ali o vereis”.

Elas foram, divulgaram o evento e, após quarenta dias, se encontram.

A cruz de ontem era grande, impiedosa e tão cruel ao limite do abominável. Mas nesse dia, à medida que os discípulos seguem o Pastor, ao longe avistavam a colina do calvário, onde se erguiam as três cruzes, mas agora cruzes históricas, pequenas, inofensivas, porquanto manchadas com o salvífico sangue do Cordeiro.

O entusiasmo deles vinha principalmente dessa visão trágica das cruzes; mas o Pastor estava ali, de novo, com eles, apesar do suplício até a morte! Como aqueles três cadafalsos pareciam pequeninos na distância! Era preciso firmar bem a vista para distinguí-los...Agora o que crescia à frente deles era o Pastor que prometera: “Eu irei adiante”! (e os discípulos, sempre aprenderam a admirá-Lo em três direções: a) o Salvador, sempre presente: “Vinde a Mim todos vós que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei”; b) o Mestre, exemplar: “Aprendei de Mim”; c) o Pastor, sempre à frente: “Vem e segue-me”.
Sim, Jesus estava ali vivo e glorioso, caminhando, subindo o monte, era o pastor!!!

Vendo a cidade ficar para traz e muitos se curvando aos pés do Bom Pastor, uma suspeita lhes entra no coração, que iria Ele fazer, com tanta gente reunida, no cimo da montanha? Certamente, algo bom, extraordinário, pois quem é capaz de morrer numa cruz, ressurgir dos mortos, de aparecer e desaparecer, quando lhe convém, possui poder para executar tudo o que quer.

Chegaram ao monte. E, não podendo mais resistir à tanta curiosidade, indagaram:
- Senhor, é aqui e agora que vais restaurar o reino de Israel?

Jesus sabe que já operou o maior milagre - o martírio do calvário, que através dos séculos libertará corações, resgatará muitas almas, salvará homens e não haverá mais necessidade de pensar no reino geográfico e racial de Israel, mas no reino que fraterniza o homem com Deus. Sabe o Pastor que a língua desses rudes trabalhadores desatar-se-á à ressonância do grande drama de todos os povos e assim respondeu-lhes:
- Não vos pertence saber o tempo e a estação que o Pai estabeleceu...

Os discípulos ficaram perplexos. O Mestre penetrou-lhes os pensamentos e ensinou, na missão de pastor:
- Vos ensino com autoridade e saibam que todo o poder me foi dado no Céu e na Terra; aproveito o ensejo para comissioná-los à pregação do evangelho e o façam à minha maneira – com Poder; nesse mister contem comigo, estarei sempre presente!

No encontro, o Bom Pastor deixou três ensinos básicos: confessou a sua autoridade, inspirou Missões, e identificou-se como Emanuel – Deus conosco!

Eu irei adiante, identificando problemas, enfrentando inimigos, afastando obstáculos, ensinando passos seguros, dando exemplo, qual Pastor que ama as ovelhas e recomenda: “Ficai em Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de Poder”.

Ao ouvir estas palavras, notaram o Mestre subindo e enquanto eles ficavam ali quase que petrificados, silentes, os céus aclamavam o Rei dos Reis o Senhor dos Senhores.

Os anjos perceberam que eles sentiam dor e alegria, viviam momentos de saudades,e de esperança, após o que, deixaram uma linda mensagem:
-“Varões galileus, o Jesus que dentre vós foi elevado ao céu, há de vir!”.

Ir adiante, é missão nobre e assim confiada à pastores. Oremos, irmãos, para que os anjos que Deus comissionou para dirigir as nossas igrejas sempre nos transmitam a mesma confiança e nos inspirem momentos de alegria e nos ensinem caminhos de esperança!

[listar artigos desse colunista]

IGREJA CONGREGACIONAL NO BESSA

Rua Cândida Nóbrega Ferreira, S.N. - Bessa - João Pessoa/PB
Fone: (83) 3021-2172