Artigos

Presb. Osmar de Lima Carneiro

Presb. Osmar de Lima Carneiro:
Ele continua perdoando

No mundo tereis aflição, é uma profecia de Jesus. É um cotidiano com intrigas, revoltas e lágrimas. Eis alguns exemplos: a guerra sem fim no Iraque; a fome, em Biafra, que nos comove; a riqueza acintosa de algumas nações que nos insulta; os cárceres que martirizam uns e prestigiam outros. O homem é de índole má – perverso, mentiroso e traiçoeiro, qualidades inerentes ao homem aonde esteja: nos palácios, na diplomacia, nas redações dos jornais, nas repartições policiais, nas células revolucionárias, nos partidos, nos pódiuns dos parlamentos, nos meandros da religião, nos tribunais, por toda parte campeia a mentira mais impudente, proliferam os métodos mais audaciosos de torcer os fatos verdadeiros. E, como é condição da calúnia e da mentira gerar revoltas de ofendidos e cobrir de sombras a razão de injustiçados. O crime gera o crime, proliferando-se a violência na face da terra – tudo porque no homem não há veia de amor que possa inspirar perdão. Mas nem tudo está à mercê da maldade do homem, há uma viva esperança em Cristo.

A página mais linda do Evangelho é a que transcreve a facilidade como Jesus perdoa o homem. Jesus perdoou aos que falaram contra Ele, acusando-O de haver comido à mesa dos publicanos, de ter remido os pecados do paralítico, de ter conversado com os samaritanos, de haver, Ele próprio curado no sábado; perdoou os que tramaram assassiná-lo; perdoou os que pensavam em prendê-lo e humilhá-lo; perdoou os seus algozes de uma prisão covarde, de um julgamento imparcial, de uma condenação injusta e de uma crucificação impiedosa e cruel. Tudo se deu porque vibrava Nele o sentimento humano e a justiça divina. O seu amor só sabia perdoar porque consciente da fragilidade humana. Afrontaram contra Jesus:
- Saindo da Sinagoga, os fariseus formaram conselho para o matar;
- Expulsa demônios por obra de Belzebu;
- Não será ele o próprio Belzebu?;
- Ele está louco!

Jesus respondeu a todos com Amor, perdoando. Na cruz, agonizando, sendo ferido e humilhado, volveu o seu olhar para o céu, intercedendo:
- “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”.

Ainda hoje ouve-se afrontas contra Jesus. Li que Nietzesche anunciou que Deus está morto. Entretanto, creio na Bíblia e nela encontro declarações mais confiáveis: (1) Jó (19:25) exclamou, com a certeza da sua fé: “O meu Redentor Vive!”; (2) Um Anjo disse as mulheres (MT 28:6) no Jardim do Sepulcro: “Ele não está aqui, porque já ressuscitou!”; (3) Lucas, em Atos 1:3, conta-nos que Jesus apresentou-se vivo aos crentes num monte da Galiléia.
O homem dissemina a maldade, semeia a discórdia, amplia a concorrência desleal, mas Jesus, o Filho de Deus, carregado de amor, continua perdoando! Fique do lado de Jesus.

[listar artigos desse colunista]

IGREJA CONGREGACIONAL NO BESSA

Rua Cândida Nóbrega Ferreira, S.N. - Bessa - João Pessoa/PB
Fone: (83) 3021-2172