Artigos

Presb. Osmar de Lima Carneiro

Presb. Osmar de Lima Carneiro:
Desça do Sicômoro!

Jesus Cristo passava por Jericó, cidade que tinha visto o poder de Deus de um modo incontestável. Os muros da cidade ruíram com o clamor do povo de Deus. Mas era o passado... E quem descansa sobre o passado corre o perigo de viver de ilusões!
Logo que entrara na cidade, Jesus curara Bartimeu, um cego que esmolava e este bradava agradecido:
- Salve Jesus, o Filho de Davi! Hosanas ao Filho de Deus!

Jesus encontrou ali um homem excluído pelos jericoenses, uma criatura impopular - era Zaqueu, cobrador de impostos! Este homem tinha ouvido falar de Jesus. Ele sabia que Jesus atraía e abençoava o povo enganado, o que irritava os chefes culpados. Jesus não pertencia à sinagoga, nem à casta dos Levitas, entretanto, tinha um poder que estes ignoravam.

Zaqueu queria vê-lO a todo o custo! Resolveu passar por cima das zombarias, enfrentar as críticas, sem se preocupar com o que “a gente ia dizer”. Jesus passava e a multidão era grande e todos queriam vê-LO. E como Zaqueu era baixinho, subiu num sicômoro que margeava o caminho a fim de vê-lO! E não somente O viu, mas, para a sua satisfação, o Mestre parou um pouco e, olhando para cima, disse-lhe: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje Me convém ser teu hóspede”. Zaqueu não tergiversou e, apressando-se, desceu e recebeu-O com entusiasmo. Ele procedera com engenho e coragem, expondo-se agora por Jesus.

Nada mais era preciso para afiar a língua dos que se diziam “religiosos”; que murmuravam contra Jesus e a caluniar Zaqueu! Mas, de que vale isto tudo quando se trata de conhecer a Jesus, recebendo Dele a salvação?

Zaqueu era muito rico. Ganhara em leilão público o direito de cobrar impostos naquela comuna, como preposto do Império Romano. Vivia preocupado com o TER e, em conseqüência, perdeu muitos amigos. Apesar de uma vida econômico-financeira muito estável, vivia triste. Os rejeitados pelo povo são pessoas tristes, desapontadas e sem esperanças. Entretanto, Jesus entrou na sua casa e proclamou: “Hoje veio salvação a esta casa”.

Em quem depositas confiança? Só Um pode transformar tua vida: Cristo Jesus. Que fazes para vê-LO? Ele passa à tua frente, neste instante... Ele quer entrar no teu coração... Não o queres? Sim? Então, nada de hesitação. Desça, agora mesmo, do sicômoro em que estás agasalhado. Desça do sicômoro do receio da opinião pública, do medo da língua alheia, dos preconceitos, da vaidade, da incredulidade, do comodismo, da indecisão, das preocupações, da tristeza, da falta de esperança e da falta de paz. Ele diz: “Desça depressa, porque hoje Me convém pousar em tua casa”. Vale a pena, sim, mil vezes, descer e recebê-LO em teu coração, em tua casa, e com alegria! Ele dirá então: “Hoje veio salvação a esta casa, porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.

[listar artigos desse colunista]

IGREJA CONGREGACIONAL NO BESSA

Rua Cândida Nóbrega Ferreira, S.N. - Bessa - João Pessoa/PB
Fone: (83) 3021-2172