Artigos

Presb. Osmar de Lima Carneiro

Presb. Osmar de Lima Carneiro:
De Vassoura na mão!

A vassoura é um objeto muito útil para manter o asseio da casa. Quando entramos num ambiente sujo, sem limpeza regular, sem higienização, desejamos logo fugir do local; outra reação natural é proceder com uma faxina geral – um mutirão de limpeza. É sabido que a falta de higiene numa casa denuncia desmazelo, preguiça e falta de conhecimento sobre os riscos à saúde.

O Evangelho exige limpeza e ordem, que são necessários à conservação da Saúde. No Evangelho de Lucas lemos de uma mulher que varreu a casa com outro propósito, procurar um objeto perdido – uma moeda, objeto de valor monetário. E varreu com diligência, acendeu um candeeiro e esteve em cada cômodo da casa, até encontrar o objeto da sua estima.
No decorrer da sua vida cristã, você está consciente de que não perdeu alguma coisa? Por exemplo, o culto na igreja, aos domingos. ainda está em vigor em sua vida ou já perdeu este costume? Se o perdeu, como e onde foi isso? É interessante saber, pois do seu valor não há dúvida. É indiscutível! É possível que tenha ficado afogado debaixo das dificuldades diárias. Logo é preciso a mesma diligência da mulher, do exemplo citado, para vencer essas dificuldades e, novamente, repor à circulação esta moeda de tanto valor cristão. É uma moeda que enobrece a casa e a vida, mercê do valor da oração, do louvor e da leitura da Bíblia, valiosos na inspiração do culto.

E a moeda do seu testemunho está brilhando? Ou será que tem diminuído aos poucos até o ponto de ofuscar-se? Como aconteceu isso? Promessas feitas e não cumpridas? Temos sido pontuais? Falta harmonia entre o credo e conduta, entre palavras e procedimento? O mundo tem confiança em nós e pode contar conosco? Caso negativo, o nosso testemunho é nulo. Perdeu-se a moeda. É preciso varrer a casa.

E o que podemos dizer a respeito da moeda do nosso amor? Em primeiro lugar, para com Cristo. E em seguida, para com a causa evangélica, para com o mundo perdido, e para com a família. Quando o Senhor Jesus viu a multidão como ovelhas sem pastor, ficou tão comovido que chorou. Esta emoção era sinal do seu amor. Em nossas relações com o Senhor Jesus, com a nossa igreja, e com os pecadores necessitados – se estamos apenas cumprindo a letra sem o espírito, é porque está perdida a moeda do nosso amor.

É unicamente o amor que nos leva à pista da segunda milha (Mt 5:41). Sem amor, não temos a moeda necessária para o elemento de sacrifício que produz a alegria (Hb 12:2).

Esta moeda está em circulação em nossa vida ou perdeu-se? “Examine-se cada um a si mesmo”. Em outras palavras, de vassoura na mão, varramos a casa das nossas vidas, higiene espiritual é preciso!

[listar artigos desse colunista]

IGREJA CONGREGACIONAL NO BESSA

Rua Cândida Nóbrega Ferreira, S.N. - Bessa - João Pessoa/PB
Fone: (83) 3021-2172