Artigos

Presb. Osmar de Lima Carneiro

Presb. Osmar de Lima Carneiro:
Davi na moldura...

Vamos fotografar Davi, usando apenas quatro poses: como pastor de ovelhas, como guerreiro, como músico e como rei de Israel. No campo, de roupa simples, ingênuo, mas responsável e consciente do seu mister; servindo com entusiasmo, arrojo, dedicação e coragem, toma conta do rebanho famíliar. Retratemos o guerreiro, na sua primeira experiência fora da sua atividade pastoril. Deus treinando-o para uma posição relevante dentro da nação de Israel. A primeira batalha foi logo contra o gigante Golias, o temido filisteu que desafiava e insultava os soldados do exército e o Deus de Israel. Quais outros momentos, vemos um Davi corajoso, habilidoso, ousado e, também, comprometido com o seu Deus. A novidade, não adota o uniforme do exército de Saul; era a farda da covardia, do medo, da falta de compromisso com Deus – era a marca do exército que servia ao rei Saul. A terceira foto, emoldurada de ouro, ornamenta a sala do trono do Rei de Israel, onde um jovem de uma família desconhecida da pequena Belém é apontado por Deus para tornar-se o Rei. Aparentemente não havia nenhuma possibilidade de cumprir-se aquilo que havia sido dito pelo profeta Samuel, porém, Deus encaminha a história para que a profecia do homem de Deus torne-se realidade. Saul morre em batalha, e Davi é coroado rei em Israel. Nesta foto, tenho dúvidas: “vejo um campesino ou um imponente Rei?”. A sua aparência não é de um rei, mas o seu coração sim, pois para ser rei em Israel é necessário ser obediente à Deus, amando-o com todo o seu ser. Deus cumpre a sua palavra e o menino guerreiro torna-se rei, um rei segundo o coração de Deus. Por isso Deus usa Davi, para cumprir seus propósitos e também para vencer e expulsar todos os inimigos de Israel.
Na quarta foto Davi dedilha a sua harpa, toca músicas de sua autoria e inspiração - é a foto de quem consegue expressar através do louvor todo o seu amor à vida e ao seu Deus. Ele é o maior compositor de Israel, pois são de sua autoria quase 67 Salmos, compondo assim a história musical em Israel, de uma forma muito intensa e bela. Deus, pela sua Palavra, ministra ao coração do homem; Davi, com os seus salmos e com as suas musicas expressa amor à Deus, à fé, à esperança e ao perdão e demonstra desdouro a angústia e ao pecado.
Davi, em todas as fotos, aparece servindo a Deus, se dando pela sua causa, vestindo a indumentária dos ideais sublimes e usando as armas do grande exército do Senhor, o Deus de Israel.

Nós pousamos bem quando: oramos pelo ministério e por quem recebe um NT; quando contribuímos com amor; quando integramos a equipe de igrejas; quando carregamos caixas, distribuindo a Palavra de Deus e quando arregimentamos mais gideões e auxiliares. Nunca posemos de braços cruzados! Engajemo-nos nesta causa, por inteiro, cantemos a vitória na distribuição da Palavra de Deus!

[listar artigos desse colunista]

IGREJA CONGREGACIONAL NO BESSA

Rua Cândida Nóbrega Ferreira, S.N. - Bessa - João Pessoa/PB
Fone: (83) 3021-2172